Trending

Entendendo tudo sobre a Fibra ótica

O interesse de utilizar a luz como onda portadora para transmissões, era um pensamento que já vinha a muitos anos, e em 1960, foi inventado o Raio Laser, Tudo sobre o funcionamento e a utilização da fibra oticadispositivo que produz luz concentrada numa única frequência e podia atingir longas distâncias. Para tornar o Laser útil para as telecomunicações, era preciso desenvolver um meio para que este fluxo de luz fosse conduzido sem sofrer interrupções. Com este pensamento, foi criada a Fibra Ótica.

A fibra ótica ou fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.Inventor-Fibra-Ótica-Narinder-Singh-Kapany

A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.

A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado.

Quando-a-internet-fibra-otica-vai-chegar-em-minha-cidade-300x189A luz transmitida pela fibra ótica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de dez elevado à nona potência a dez elevado à décima potência, de bits por segundo (cerca de 40Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro.Cabos fibra ótica atravessam oceanos. Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projecto monumental. É preciso instalar um cabo com milhares de quilómetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo fibra ótica intercontinental desse tipo, instalado em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

Para transmitir dados pela fibra ótica, é necessário equipamentos especiais, que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo emissor de luz (LED) ou um diodo laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binários (0 e 1).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads